A ORGANIZAÇÃO SOCIAL E ETNO-CULTURAL GUARANI TEKO ÑEMOINGO – OSCIP GUARANY é a única organização genuína da etnia Guarani, criada dentro da Reserva Tekoha Guarani, com participantes e lideranças exclusivamente da mesma etnia.

Reconhecida através de publicação em Diário Oficial no dia 31 de outubro de 2008, a OSCIP GUARANY é uma Organização da Sociedade Civil, de Interesse Público, que tem por finalidade principal a representatividade legal dos povos originários Guarani e outros povos afins.

 

HISTÓRIA

Criada em 2005, os povos originários Guarani instituíram a organização para poder enfrentar os desafios de sobrevivência e assumir seus direitos Consuetudinários e Constitucional como povo livre e com autodeterminação, autogestão e autogoverno, segundo a Declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos Povos Originários.

 

OBJETIVOS

Revitalizar, valorizar e fazer respeitar a dignidade dos Guarani da Região Costa-Oeste do Paraná através de programas e projetos voltados à sustentabilidade, à educação, à saúde e ao resgate cultural dos Guarani, defendendo e conservando o patrimônio artístico e histórico, material e imaterial.

 

MISSÃO

Promover, representar e defender os interesses da comunidade Guarani da tríplice fronteira e o idioma Guarani, hoje língua oficial do MERCOSUL.

 

DIRETORIA da OSCIP GUARANY Teko Ñemboingo

Presidente

Simão Tupã Reta Vilialva

Vice-Presidente

Antonio Cabrera Tupã

Diretor Administrativo

Orlando Rorejerevy Mbaraka Renda Peres

Diretor Financeiro

Natalino de Almeida Peres

Conselho Deliberativo

Adriana Cunha Tacua Biju Vilialva

Conselho Fiscal

Ceci Lucia da Silva